Biografia


Biografia Biografia Biografia Biografia Biografia Biografia Biografia Biografia Biografia

 

Natural de Uberlândia (MG), Luiz Humberto Carneiro é produtor rural e filho de produtor rural. Pai de duas filhas, Lavínia e Bárbara Carneiro, e casado com a arquiteta e urbanista Sara Teodoro Miranda.

Iniciou sua caminhada como homem público no Sindicato Rural de Uberlândia (1990-1998), do qual foi presidente e coordenou, em nível nacional, o movimento “Não Posso Plantar”.

Foi Secretário Municipal de Agropecuária (1991-1995) e Secretário Municipal de Habitação (1995-1999) em Uberlândia (MG).

Eleito deputado nas eleições de 2002 e reeleito em 2006, 2010 e 2014. Em 2005, foi escolhido, por unanimidade, como líder do PSDB na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, sendo reeleito para esse cargo por cinco vezes consecutivas (2005-2010).

Também foi líder do Bloco Social Democrata (PSDB, PTB, PMN e PR), por quatro anos (2007-2010).

Foi o líder do governo de Minas na gestão de Antonio Anastasia (2011-2012) e de Alberto Pinto Coelho (2014) no Parlamento Mineiro.

As principais regiões de atuação política de Luiz Humberto Carneiro são o Triângulo Mineiro e o Alto Paranaíba. O trabalho realizado, desde 2003, garantiu a liberação de recursos para vários municípios da região, atendendo às áreas de Saúde, de Educação, de Segurança, de Assistência Social e de Infraestrutura.

Luiz Humberto Carneiro é autor de projetos que deram origem a leis que melhoraram a vida das pessoas com deficiência, geraram empregos, ajudaram as famílias de baixa renda a reduzirem o consumo de energia elétrica e ofereceram melhores condições para os produtores rurais, a saber:

- Lei do Aquecedor Solar (Lei nº15.074/2004): dispõe sobre a utilização de energia solar na construção de habitações populares, reduzindo o custo de energia elétrica para a população de baixa renda;

-
Lei da Acessibilidade (Lei nº15.426/2005): determina a instalação de rampas e de condições que permitam o acesso e a comodidade de pessoas com necessidades especiais nas construções públicas;

-
Lei do Incentivo Fiscal (Lei nº16.513/2006): determina mecanismos de proteção à economia de Minas, por meio de incentivos fiscais às empresas que queiram se instalar em nosso Estado, fortalecendo a geração de emprego e de renda.

-
Lei do Acesso à CNH por Deficientes (Lei nº21.157/2014): estabelece a criação de uma Comissão de Exames Especiais do Detran-MG em cada uma das cidades-sede das regionais da Polícia Civil (Risp's), facilitando o acesso de pessoas com deficiência à carteira de motorista.

Autor de 125 leis que declararam como utilidade pública estadual várias entidades constituídas com o fim exclusivo de servir à coletividade nas áreas de assistência social, à saúde, à educação, ao esporte, ao emprego, entre outras. Esse título significa o reconhecimento do poder público à atuação dessas instituições, que podem, então, pleitear isenções fiscais e financiamentos estaduais.