Biografia


Biografia Biografia Biografia Biografia Biografia Biografia Biografia Biografia Biografia

 

Natural de Uberlândia (MG), Luiz Humberto Carneiro é produtor rural e filho de produtor rural. Pai de duas filhas, Lavínia e Bárbara Carneiro, e casado com a arquiteta e urbanista Sara Teodoro Miranda.

Iniciou sua caminhada como homem público no Sindicato Rural de Uberlândia (1990-1998), do qual foi presidente e coordenou, em nível nacional, o movimento “Não Posso Plantar”.

Foi Secretário Municipal de Agropecuária (1991-1995) e Secretário Municipal de Habitação (1995-1999) em Uberlândia (MG).

Reeleito para seu sexto mandato, é atualmente o Líder do Governo na Assembleia Legislativa. Ingressou no Parlamento estadual no final da 14ª Legislatura, em janeiro de 2003, como suplente. Foi reconduzido ao cargo de deputado estadual em 2006, 2010, 2014 e 2018. Em 2005 foi o líder do PSDB na Assembleia, cargo que ocupou por cinco anos consecutivos. Também foi líder do Bloco Social-Democrata (PSDB, PTB, PMN e PR) por quatro anos (2007-2010). Na 17ª Legislatura, foi líder do Governo de Minas na Assembleia (Gestões de Anastasia e Alberto Pinto Coelho).

As principais regiões de atuação política de Luiz Humberto Carneiro são o Triângulo Mineiro, o Alto Paranaíba e o Noroeste de MInas. O trabalho realizado, desde 2003, garantiu a liberação de recursos para vários municípios da região, atendendo às áreas de Saúde, de Educação, de Segurança, de Assistência Social e de Infraestrutura.

Luiz Humberto Carneiro é autor de projetos que deram origem a leis que melhoraram a vida das pessoas com deficiência, geraram empregos, ajudaram as famílias de baixa renda a reduzirem o consumo de energia elétrica e ofereceram melhores condições para os produtores rurais, entre elas:

      - Lei do Aquecedor Solar (Lei nº15.074/2004): dispõe sobre a utilização de energia solar na construção de habitações populares, reduzindo o custo de energia elétrica para a população de baixa renda.

       - Lei da Acessibilidade (Lei nº15.426/2005): determina a instalação de rampas e de condições que permitam o acesso e a comodidade de pessoas com necessidades especiais nas construções públicas.

       - Lei do Incentivo Fiscal (Lei nº16.513/2006): determina mecanismos de proteção à economia de Minas, por meio de incentivos fiscais às empresas que queiram se instalar em nosso Estado, fortalecendo a geração de emprego e de renda.

      - Dia do Produtor Rural (Lei nº 17.346/2008): Institui o Dia do Produtor Rural Mineiro. Iniciativa inédita para a valorização do homem do campo.

       - Lei do Acesso à CNH por Deficientes (Lei nº21.157/2014): estabelece a criação de uma Comissão de Exames Especiais do Detran-MG em cada uma das cidades-sede das regionais da Polícia Civil (Risp's), facilitando o acesso de pessoas com deficiência à carteira de motorista.

      - Lei das Lâmpadas Econômicas (Lei nº 22.488/2016): Com esta medida, é possível economizar até 80% com energia elétrica em órgãos públicos do Estado. Economia de dinheiro público para aplicar onde realmente precisa.


       - Lei da Proteção das Nascentes (Lei nº 22.622/2017): Obriga empresas concessionárias de serviços de abastecimento de água e energia elétrica a contribuírem financeiramente com a proteção e a recuperação das nascentes.

      - Lei do Banheiro Químico Acessível para Pessoas com Deficiência (Lei nº 22.916/2018): O
briga a instalação de banheiros químicos com acessibilidade em eventos organizados em espaços públicos, como conferências, feiras e festas populares.

      - Autor de mais de 130 leis que declararam como utilidade pública estadual várias entidades constituídas com o fim exclusivo de servir à coletividade nas áreas de assistência social, à saúde, à educação, ao esporte, ao emprego, entre outras. Esse título significa o reconhecimento do poder público à atuação dessas instituições, que podem, então, pleitear isenções fiscais e financiamentos estaduais.